quarta-feira, 5 de março de 2014

Informação Técnica: Produção do Mirtilo

Parte 2

Compassos:
 
As distâncias entre-linhas devem variar entre 2 a 2,5 m e 1 a 1,5 m entre plantas, pois as suas raízes desenvolvem-se num diâmetro de 1,5 metros. Estas medidas podem variar consoante o tipo de topografia, o tipo de terreno, a pluviosidade e o tipo de maquinaria que se utiliza na manutenção da cultura.

Fertilização:

Os macronutrientes principais, Azoto (N), Fósforo (P) e Potássio (K) são necessários regularmente na fertilização do mirtilo, normalmente uma vez por ano, ou duas em solos minerais com muita incidência de chuvas na altura do crescimento da planta.

Rega:

O mirtilo é sensível à falta de água, bem como ao excesso. O desenvolvimento muito superficial do seu sistema radicular e as suas características morfológicas explicam esta particularidade. Um período seco de 8 a 15 dias em plena fase de formação do fruto pode pôr em causa o rendimento da plantação. A recomendação geral é que cada planta deveria receber cerca de 38 mm de água por semana. No entanto, o volume de água varia de acordo com o tipo de solo, quantidade de matéria orgânica que possui e idade das plantas. O sistema de rega gota-a-gota é o mais utilizado e também o mais economico, direcionando o abastecimento de água diretamente para as raízes.

Poda:
 
A importância da poda não deve ser subestimada se pretende manter rendimentos estáveis e um bom calibre dos mirtilos ano após ano durante os 25 ou 30 anos de exploração destes arbustos. Uma poda leve pode ser necessária quando as plantas são jovens, mas a sua intensidade aumenta com a maturação da planta. A poda consiste na eliminação de ramos de modo a equilibrar a parte aérea da planta, com o desenvolvimento das raízes e a produção de frutos. Uma grande quantidade de ramos resultará em grande produção de frutos, mas de qualidade inferior. A poda tem também como objetivo a abertura do centro da planta. Assim, na poda deve-se:

Eliminar os ramos baixos, mortos, doentes e partidos; 
Eliminar os ramos muito velhos, tendo como objetivo o aumento de luminosidade e de arejamento no interior da planta.
--------------------------------------------------------------------------------------------------- 
A altura da poda pode afetar a altura da floração na primavera seguinte

FONTE: feiradomirtilo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário