terça-feira, 4 de março de 2014

Informação Técnica: Produção do Mirtilo

Parte 1

Preparação do Terreno:


O solo deve ser preparado durante o Verão antes de se efectuar a plantação, retirando todas as ervas daninhas existentes no terreno como prioridade. Após a destruição das ervas daninhas deve ser efectuada uma lavoura, seguida de correcção orgânica (explicada a seguir), com posterior gradagem para regularizar o terreno e torná-lo mais solto. Se a área de plantação possui uma boa drenagem, a plantação pode ser feita após o solo ser nivelado. Por outro lado, se o solo não possui uma boa drenagem que remova o excesso de água após chuvadas fortes, devem-se criar camalhões. A posição das plantas pode ser marcada e se o solo for deficiente em matéria orgânica, turfa ou agulhas de pinheiro podem ser introduzidas no solo a uma profundidade de 10 a 15 cm, ao longo das linhas de plantação, e com uma altura de 15 cm, que irá proporcionar às raízes das novas plantas um bom ambiente para se desenvolverem. Para além desta preparação deve-se ter em conta a necessidade de acidificação do solo recorrendo ao enxofre. Para que a correcção do solo e aplicação de enxofre seja o mais correcta possível, deve-se fazer análises de solo para se saber as quantidades mais adequadas a aplicar. Após feita a primeira análise antes da plantação, as análises de solo devem-se repetir todos os 3 ou quatro anos.  

Fertilização de Fundo:

Esta deve ser planeada conforme os resultados da análise de solo realizada. Os adubos fosfatados e potássicos devem ser aplicados em toda a área, preferencialmente a lanço e incorporados a 20 cm de profundidade. A aplicação de azoto deve ser efectuada quando a plantação e não na forma de nitrato (NO3), pois tem-se mostrado tóxico para o mirtilo, mas na forma de amónia (NH4), que é mais solúvel e rapidamente absorvido pelas plantas.

Escolha da Planta:
 


A escolha da cultivar deve ser feita consoante o tipo de solo e clima a que temos acesso. No caso concreto de Sever do Vouga, as cultivares mais utilizadas para o clima da região são: ‘Duke’, ‘Bluecrop’, ‘O’Neil’, ‘Goldtraube’. Plantas de alta qualidade, saudáveis, vigorosas, livres de vírus e com um sistema radicular já bem desenvolvido devem ser escolhidas para a plantação, porque assim estão mais resistentes a situações de stress. Deve-se optar por viveiros que forneçam plantas com garantias de sanidade.

Época de Plantação:


A época do ano para plantação depende das condições do local onde a parcela está localizada. Nas regiões de clima temperado, o começo do Inverno é o período ideal para a plantação. Logo após à queda das folhas e enquanto as raízes ainda estão activas. As chuvas invernais que eventualmente poderão cair neste período ajudarão a uma melhor adaptação do sistema radicular ao novo meio e estabelecimento das plantas. Nas regiões onde os Invernos são severos, com temperaturas esperadas abaixo dos -8ºC, e com probabilidades de congelamento do solo, deve-se esperar pela Primavera para efectuar a plantação. Nessa altura, deve-se regar bem o solo e retirar as ervas daninhas que vão competir com as plantas de mirtilo. Antes de colocar as plantas no solo deve-se verificar se as suas raízes estão húmidas e saudáveis, e embebê-las em água se necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário